Notícias

Quero comprar um imóvel: Qual o valor das taxas de cartorárias?

Postada em 27/04/2020 às 15:55:04
Quero comprar um imóvel: Qual o valor das taxas de cartorárias?
Qual o valor das taxas cartorárias? IBI, CERTIDÕES...


Toda vez que deparo com o cliente comprador surge sempre àquela dúvida: Quem deve pagar e Qual o valor das taxas cartorárias?


É importante enfatizar que o comprador é a pessoa que vai pagar por essas taxas, exceto quando em comum acordo o vendedor aceite ou opte por algum acordo para dividir esse pagamento.


A depender da cidade e região os valores das taxas cartorárias possam sofrem variações de 5 a 6%. Podemos tomar como exemplo a cidade de Aracaju - Sergipe, essas taxas chegam de 5 a 5.5% levando em consideração o valor do imóvel.


Exemplo: Se determinado Imóvel está sendo negociado no valor de R$ 200.000,00
CÁLCULO NA PRATICA: R$ 200.000,00 X 5.5% = 11.000,00 Nesse caso podemos entender que as taxas chegariam a um valor aproximado de Onze Mil Reais.


Mas não se assuste, no momento da compra o Profissional Corretor de Imóveis sempre passa essa informação, de forma que você já possa inclua no orçamento da compra esse detalhe de grande relevância.


Os Ultimos Lancamentos De Imoveis Em Aracaju

 


Podemos considerar como Taxas Cartorárias o conjunto de documentos que servem para a efetivação da compra e passagem de titularidade ao novo proprietário e que garantem a efetividade da negociação. Fique atento, recomendo fortemente fazer esse procedimento e não deixar em aberto, pois em uma possível revenda em anos futuros essa "economia" pode trazer algumas "dores de cabeça". Entre essas taxas podemos destacar a mais citada e mais elevada, o famoso ITBI - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis".


O registro do imóvel é mantido sobre a guarda dos cartórios de registro de imóveis, sendo este documento uma forma de comprova por lei quem é o proprietário do imóvel. Fazem parte de seu conteúdo as características das dimensões e limitações do imóvel, assim como o nome do proprietário.


Em alguns casos é possível receber um desconto, se comprador nunca tenha adquirido um imóvel em seu nome é possível que o mesmo receba um bom desconto no momento das taxas.



Veja também


Lançamento no Augusto Franco

Lançamento na Barra dos Coqueiros

Lançamento em Aracaju

 



Por: Cleberton Paixão - Especialista na compra e venda de imóveis em Sergipe


Cleberton Paixao 021

Compartilhar:

Outras notícias

Enviar mensagem
Olá! Estou on-line aqui no WhatsApp